25 de março de 2008

Claudia sempre foi uma lutadora

Depoimento de Sergio Seppi, jornalista assessor da presidência da FIERGS, um dos fundadores e ex-presidente do Circolo Trentino de Porto Alegre e natural de Encantado:

"Desde o tempo em que fundamos o Circolo Trentino de Porto Alegre, além da luta constante para a obtenção da cidadania italiana, houve a preocupação em difundir a cultura e o pensamento da italianidade. Dentro deste conceito, dou meu testemunho do trabalho que a Claudia vem realizando há muitos anos, que não tem se limitado as demandas por cidadania.

A Claudia sempre foi uma lutadora, juntamente com entidades e personalidades, para que o Estado italiano, especialmente a sua diplomacia, tenha a sensibilidade de olhar com carinho e atenção aos anseios dos milhões de descendentes, que pleiteiam a cidadania. E este desejo, não é apenas para "morar e viver" na Itália, mas o anseio de proclamar o seu orgulho de serem filhos, netos, bisnetos ou tataranetos de italianos.

Os imigrantes saíram da Itália resolvendo dois problemas para o Estado: o dos italianos que emigraram e dos que ficaram. E a Claudia tem toda a condição de conhecimento, de formação e de cultura para realizar esta tarefa, e agora com o apoio de uma agremiação que pretende renovar a política local, o Partido Democrático, de Veltroni.

O Rio Grande do Sul precisa votar em representantes dignos e que não frequentam páginas policiais, envolvendo a comunidade italiana."