3 de março de 2008

Propostas do Partido Democratico

"A Itália pode reconquistar uma posição de excelência na economia global se usar plenamente um recurso que por muito tempo foi desconsiderado: os italianos residentes no exterior"
ROMA – "O recurso dos italianos no exterior" também está no programa de governo do Partido Democratico, apresentado em Roma por Walter Veltroni junto com Enrico Morando.
"A Itália – se evidencia no programa - pode reconquistar uma posição de excelência na economia global se usar plenamente um que por muito tempo foi desconsiderado: os italianos residentes no exterior".
Seis são os pontos do programa:
1. Informação circular - da Itália aos italianos no exterior e entre últimos, e viceversa - sobre cultura italiana e as experiências da nossa comunidade no exterior, usando em primeiro lugar o sistema público de rádio e televisão italiano, e removendo os programas criptados.
2. Promoção da língua e da cultura italiana, com a reforma - já feita pelos Parlamentares eleitos no exterior - das leis e dos relativos Regulamentos. Essencial, com esta finalidade, a reforma dos Comites (Comitês dos Italianos no Exterior) e do CGIE (Conselho Geral dos Italianos no Exterior).
3. Lei sobre a reaquisição da cidadania.
4. Reorganização dos Consulados, usando a capacidade dos italianos no exterior nos serviços consulares, na informação, nas atividades de promoção da língua, da cultura e do Made in Italy, e valorizando as Associações sem fins lucrativos dos italianos residentes no exterior, os serviços dos Patronatos.
5. Regulamento diferenciado de imposição fiscal e tarifária (ICI, TARSU) sobre as casas de propriedade na Itália dos italianos residentes durante quase todo o ano no exterior e plena atuação da lei Financeira de 2008, sobre acontribuição de solidariedade.
6. Valorização das excelências italianas no mundo. Apoio aos intercâmbios de experiências e projetos entre Universidades italianas e estrangeiras, com o envolvimento de profissionais italianos atuantes no exterior". (para o texto completo do programa de governo do Pd http://www.partitodemocratico.it/gw/producer/dettaglio.aspx?ID_DOC=45315 )

Nenhum comentário: