21 de abril de 2008

AS ELEIÇÕES - RESULTADO PARCIAL

Dia 16/04/08 o ministério do Exterior divulgou extra-oficialmente o nome dos possíveis eleitos, ainda dependendo de confirmação. Até o momento os resultados são:

América Meridional: Fabio Porta (PD) - único candidato eleito que é residente no Brasil -, Ricardo Merlo (Maie) e Giuseppe Angeli (Pdl), deputados e Esteban Juan Caseli (Pdl) e Mirella Giai (Maie), senadores.

Europa: Laura Garavini, Franco Narducci e Giovanni Farina (Pd), Aldo Di Biagio e Guglielmo Picchi (Pdl) e Antonio Razzi (Idv), deputados e Claudio Micheloni (Pd) e Nicola Paolo Di Girolamo (Pdl), senadores.

América Sententrional e Central:
Gino Bucchino (Pd) e Amato Berardi, deputados e Basílio Giordano (Pdl), senador.

África, Ásia, Oceania e Antáritida:
Marco Fedi, deputado e Nino Randazzo (Pd), senador.

Na Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Perú e Venezuela o escrutínio já è definitivo mas na ARGENTINA ainda faltam 9 urnas das 216, no BRASIL 4 das 80 e no URUGUAI 1 das 33. Se quiser acompanhar os resultados veja no site: http://politiche2008.interno.it/

Como havia dito anteriormente o único partido que elegeria candidatos residentes no Brasil seria o PD, e isto se confirma com a eleição de Fabio Porta. Nenhum dos outros candidatos aqui residentes - mesmo tendo tido algumas belas votações - foi eleito e o que fez foi somente levar votos para os candidatos argentinos, afinal das 5 vagas 4 foram preenchidas por eles. Fiz 9.749 votos o que, considerando a inexperiência, poucos recursos, tempo escasso e a catastrófica greve dos correios, considero uma grande vitória, pois fui a 11ª candidata mais votada em toda a América Meridional.

A greve teve um papel muito relevante pois toda a minha correspondência - que havia sido estratégicamente programada para chegar junto com os votos nas casas dos eleitores – não chegou ou chegou com grande atraso. Parte dos envelopes apra o voto também. E, para piorar ainda mais a situação, boa parte dos votos não retornou ao consulado geral da Itália em tempo. Posso dar o exemplo de Porto Alegre, que acompanhei pessoalmente. Em 2006 tinhamos 26 mil eleitores e retornaram 20 mil envelopes para o consulado, ou seja 76%. Em 2008 tinhamos 31 mil eleitores e retornaram 15 mil envelopes, ou seja, menos de 50%. Prevendo que com a campanha toda o número de votantes iria subir a perda foi enorme. Nas outras circunscrições do Brasil a perda foi bem menor e isto me leva a crer que matematicamente fui a candidata mais prejudicada.

O lado positivo de toda esta luta foi ver que muitos pensavam como eu e que acreditaram na simplicidade e clareza de minhas propostas. Algumas delas não dependem de eleição e vamos tentar seguir com este movimento e realizá-las assim mesmo.

Seguirei com este blog ativo trazendo notícias a todos sobre a atuação do nosso deputado Fabio Porta, das atividades
Consulares em geral e de matérias que possam interessar os oriundos. Se tiverem dúvidas ou sugestões ficarei a disposição para tentar esclarecer e informar.