28 de março de 2008

Candidatos brasileiros na Itália em campanha

CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 27 DE MARÇO DE 2008

Porto Alegre e Caxias visitadas por democratas

Os brasileiros com cidadania italiana começam a escolher seus representantes no Parlamento da Itália. O envio dos envelopes com as cédulas eleitorais e as instruções teve início ontem. Em visita a Porto Alegre e Caxias do Sul, os três candidatos brasileiros pelo Partido Democrático reuniram-se com a comunidade italiana do Estado para divulgar seus planos e suas metas.
Aos não-residentes na Itália, o processo ocorre por correspondência. Os votos deverão chegar aos consulados até as 16h de 10 de abril. As eleições italianas acontecerão em 13 e 14 de abril. Na última eleição, o Brasil conseguiu eleger só um candidato ao Senado: Edoardo Pollastri, natural da Itália e radicado em São Paulo, que tenta a reeleição. Na América do Sul, a maior parte das cadeiras ficou com a Argentina. No encontro com a comunidade italiana no RS, Pollastri estava acompanhado dos dois candidatos a deputados pelo Partido Democrático: Claudia Antonini, da Capital, e Fabio Porta, de São Paulo.

O objetivo foi mobilizar os eleitores, que somam 31 mil no RS. 'Eleger representantes brasileiros é importante para estreitar cada vez mais as relações entre os dois países', frisou Pollastri. Entre as prioridades está a situação dos seis consulados italianos no Brasil, onde 500 mil pedidos de cidadania esperam por decisão devido à falta de recursos humanos, com uma espera que pode chegar a dez anos. A proposta de acelerar os processos é comum entre os candidatos, que defendem as contratações locais.